top of page

Como as redes sociais podem acabar com seu relacionamento?

Uma pesquisa publicada no The Wall Street Journal, apontou que atualmente 80% dos casos de divórcio nos EUA são decorrentes de problemas que começaram por troca de e-mails, mensagens de texto e contatos frequentes via Facebook.

Alguns dos motivos pelos quais esse dado mostra-se tão alarmante resulta do fato de que ao reencotrarmos velhas paixões, antigas fantasias voltam à tona com força total. Estas fantasias, carregadas de afetos e experiências não vividas, podem facilmente balançar nossas cabeças, sobretudo quando nossa vida afetiva não anda lá muito boa. Assim, é muito fácil cair na tentação de (re)iniciar relacionamento dos "velhos tempos", apegar-se de verdade a esta paixão e colocar em risco as relações atuais.

Outro fator a ser levado em consideração é que no ambiente virtual toda comunicação pode ser editável, você pode alterar quantas vezes quiser sua mensagem antes de enviá-la. Não precisa ainda se preocupar com sua expressão facial, seu tom de voz e seu corpo, dando às pessoas mais tempo e atenção para a mensagem em si e criando um modelo mais atraente de você.

Conforme Dr. Cristiano Nabuco de Abreu, especialista em Dependência Tecnológica e transtorno dos impulsos, os amores virtuais são verdadeiros depositários das ambições afetivas não experimentadas, tornando-se assim sedutores, arrebatadores e hipnotizantes.

Esse processo se dá mesmo que você não tenha consciência. Quem já não se sentiu tentado a dar uma espiadinha no perfil de um amor da adolescência só para saber como vão as coisas? Nossos sonhos estão sempre lá, silenciosos e aquietados, mas prontos para serem estimulados principalmente se você vive relações incompletas e frustrantes.

Assim, a internet pode arruinar um relacionamento ao abrir de maneira silenciosa sua caixa de Pandora emocional.

Fonte: Abreu, Cristiano Nabuco de. Psicologia do Cotidiano: como vivemos, pensamos e nos relacionamos hoje, Artmed, 2016.


Novo Post
Posts Recentes
Arquivo
Procure por Assunto
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page