top of page

Pré-Natal Emocional

Prenancy em branco

Quero lhe apresentar uma proposta diferente sobre gestação, parto e puerpério para que você, seu companheiro e sua família possam se preparar e vivenciar o momento tão especial que é a chegada do bebê.

Sabemos que a gravidez é um dos momentos mais importantes da história da mulher e da família. Em nove meses toda a sua vida e de seu companheiro será transformada radicalmente. Por esse motivo é esperado que seja um período de muitas dúvidas, medos, insegurança e ansiedade. Em todo este processo a mãe é o centro. Já que a gravidez a afeta mais do que qualquer outra pessoa devido as mudanças físicas, hormonais e emocionais  que ela passa. 

Entretanto essa fase não precisa ser difícil. Com suporte emocional e apoio psicológico você estará preparada para receber seu bebê de maneira tranquila, independente de como transcorrer sua gestação.

Através do pré-natal emocional você terá uma modalidade de atendimento diferenciado que proporcionará o acolhimento de sentimentos e conflitos em relação a aceitação e todo o processo da gestação.

Acreditamos que um trabalho emocional voltado para a gestante, seu companheiro e sua família é de extrema importância pois favorece uma gestação mais tranquila mesmo que houver intercorrências. Com o pré-natal emocional a mulher estará mais confiante, segura e preparada.

Como funciona o pré-natal emocional?

No pré-natal emocional analisamos as mudanças psicológicas pelas quais as mulheres passam desde a concepção até o pós-parto.

Embora a gravidez seja uma experiência incrível as mães podem sentir-se sozinhas e despreparadas, ansiosas e estressadas. Da mesma forma que o companheiro e a família podem se sentir inseguros e ansiosos sobre seu papel nesse momento. Acrescente a isso que um ambiente doméstico conturbado ou um trabalho traumático podem intensificar os riscos da depressão pós-parto.

O pré-natal emocional surgiu para prevenir e melhorar situações como estas dando às mulheres e a família orientações sobre como lidar com os desafios e manter-se saudável. Realizamos uma anamnese completa que tria a história de vida, possíveis transtornos psicológicos anteriores e atuais, estratégias de enfrentamento utilizadas pela gestante e sua família para lidar com desafios.  Além de fornecer ferramentas e estratégias mentais para construir um vínculo saudável com seu bebê e tornar esse momento feliz e saudável.

Tudo isso ocorre essencialmente em consultas trimestrais, mensais ou semanais associadas a triagem das dificuldades, troca de informações e estratégias de enfrentamento específicas baseadas na Terapia Cognitivo Comportamental e Psicologia da Saúde.

O pré-natal em cada fase:

  • Antes da concepção: acontece quando um casal planeja conceber um bebê mas ainda se sente inseguro ou quando tem problemas para engravidar e por isso precisa considerar tratamentos de fertilidade. São fatores que vem junto com uma enorme quantidade de pressão e estresse. O pré-natal emocional também trabalha sobre as crenças e expectativas de um casal sobre ter filhos, quando a gravidez não é uma opção. Também pode ajudar casais em potencial a lidar com coisas do passado, como um aborto ou um aborto espontâneo.

  • Durante a gravidez: mães de primeira viagem podem ter medo de dar à luz. Afinal, eles nunca fizeram isso antes. São mulheres que provavelmente estão aprendendo pela primeira vez sobre as mudanças físicas e psicológicas da gravidez. A ansiedade é uma resposta comum e uma área em que o pré-natal emocional pode ajudar. Pode acalmar a ansiedade da mãe com estratégias como técnicas de relaxamento e respiração, além de ferramentas para controlar o medo e o estresse.

  • Após o nascimento: inicialmente há a expectativa do parto e sua realidade muitas vezes incompatível. Após o parto, as mulheres possuem a responsabilidade de alimentar o bebê, dar todo o cuidado necessário relacionado a higiene e qualidade de vida. Além disso é de suma importância o vinculo mãe e bebê. Neste caso, o apoio psicológico será vital para manter a depressão pós-parto longe e ajudar a mãe e a criança a se relacionar bem.

  • Para a família:  a chegada de um bebê mudará a vida de uma mãe - mas também a vida de seu parceiro e toda a família. Adaptar-se a essa mudança nem sempre é fácil. A Psicologia pré-natal oferece ferramentas e orientações para os pais e a família para ajudá-los a lidar com tudo e se adaptar a sua nova realidade.

“Se sua gravidez foi meticulosamente planejada, induzida ou aconteceu de surpresa, uma coisa é certa – sua vida nunca mais será a mesma.”

bottom of page